Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A Variação Linguística dos Alunos Camponeses
Iasmim Mesquita Paiva, Elias Canuto Brandão

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


O artigo analisa a variação linguística dos alunos provenientes do campo que, devido a sua convivência fazem uso do português informal, com vícios de linguagem e expressões pertinentes ao ambiente em que vivem. Buscamos um estudo sobre essa linguagem camponesa, analisando sua origem e a forma como é transmitida, assim como essa linguagem interfere na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Acompanhamos e avaliamos a postura do professor diante desses alunos. Enfim, analisamos a variação na oralidade desses alunos comparando aos alunos residentes na zona urbana quanto à evolução na fala dos alunos do campo em relação aos da cidade no decorrer do avanço das séries/ano. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e de campo, adotando como metodologia o marxismo histórico, o que nos possibilitou confrontar e questionar dialeticamente a teoria com a prática entre alunos residentes ou provenientes do campo com alunos da cidade. Como resultado da pesquisa, constatamos haver variação linguística na fala dos alunos camponeses quando comparados aos alunos residentes na zona urbana, indicando como decorrência o ambiente sócio cultural que estão inseridos. Por outro lado, constatamos que houve uma evolução significante na oralidade dos alunos camponeses entre a primeira à quinta série do ensino fundamental, onde a margem de “erros” caiu de 79% para 25% na ultima série.


Palavras-chave


Variação; Linguística; Camponeses

Texto completo: PDF