Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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SISTEMA DE APOSTILAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE NECESSÁRIO
Ana Claudia Ferreira Malanoti, Cleudet de Assis Scherer, Analéia Domingues

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


Esse texto refere-se à pesquisa de Iniciação Científica que teve como objetivo investigar a concepção de ensino implícita no material didático (apostila) da Educação Infantil elaborado pelo Grupo Positivo para escola pública, bem como, se este material contribui para o desenvolvimento integral das crianças por ele atendidas. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o sistema de ensino Positivo, como ocorre o desenvolvimento infantil nessa faixa etária, como premissas para o estudo. Utilizamos como perspectiva teórica a psicologia Histórico-Cultural elaborada por Vygotsky e seus colaboradores, que tem como proposta uma educação voltada à humanização e emancipação do sujeito por meio da socialização e apropriação dos conteúdos científicos em suas formas mais desenvolvidas. Analisamos o 1º volume da apostila de nível III utilizada no ano de 2013 nas escolas municipais de Campo Mourão, com recorte, o conteúdo “A história da criança”, a partir dos seguintes questionamentos: Que tipos de atividades compõem a apostila? Quais os objetivos de desenvolvimento propostos nas atividades apresentadas no material? O material preconiza o desenvolvimento integral da criança? Com base nos estudos realizados consideramos que, a apostila enquanto ferramenta não prioriza o desenvolvimento integral da criança por trabalhar com atividades de escrita de forma mecânica e a-histórica, noções de quantidade e classificação de forma descontextualizada e inadequada e principalmente pela atividade de estudo não ser considerada a atividade principal de desenvolvimento desse nível de ensino.

 


Palavras-chave


Educação Infantil. Sistema Apostilado. Teoria Histórico-Cultural.

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