Tamanho da fonte:
Diferentes Representações dos Números Racionais: Uma Análise de dois Livros Didáticos de Matemática do 8º Ano
Última alteração: 2015-09-17
Resumo
Este trabalho refere-se aos resultados de nosso projeto de iniciação científica, desenvolvido com objetivo de analisar livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental, no que se refere à possibilidade de conversão e de tratamento na abordagem do conceito de números racionais, fundamentado na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A investigação abrangeu duas obras destinadas ao oitavo ano, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2014. A escolhas das obras para análise levou em consideração a relação de livros didáticos adotados nos colégios estaduais do Núcleo Regional de Educação - NRE de Campo Mourão. As duas obras mais adotadas por estes colégios foram consideradas para as análises de nossa pesquisa. A análise teve como foco o capítulo do livro em que se estuda o conjunto dos números racionais, tanto em relação a abordagem teórica quanto às atividades. A análise mostrou diferenças entre as obras, no que se refere aos diferentes registros de representação e possibilidades de conversões. Percebeu-se que o registro em língua natural está presente nas duas obras na apresentação do conteúdo, porém, nas atividades, o registro aparece apenas na LD-2. A conversão do registro numérico fracionário para o numérico decimal é o registro mais presente em ambas as obras. Já o registro potência de dez e o figural discreto não foram identificados em nenhuma das obras analisadas. Estes fatos indicam a importância da escolha das obras pelos professores, e de diversificarem as atividades em sala de aula para que o aluno conheça diferentes representações de um mesmo conceito matemático, e, principalmente, vivenciem atividades que oportunizem a conversão entre registros.
Palavras-chave
Ensino de Matemática; Livros Didáticos; Números Racionais.
Texto completo:
PDF