Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
PROJETO MOLDANDO O FUTURO II
Leandro Wagner Cunha, Adilson do Rosário Toledo

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


Tendo em vista as dificuldades encontradas por grande parte dos alunos de escolas públicas, principalmente entre alunos de classes sociais menos privilegiadas, na disciplina de português quando entram nos anos finais do ensino fundamental. Com um baixo desempenho nas aulas, muitas vezes esses estudantes não conseguem acompanhar os conteúdos dados pelo professor. As notas baixas, a reprovação e a não compreensão do conteúdo, acabam desestimulando muitos desses estudantes, levando a reprovação, a evasão e ou a desistência desses estudantes.

Com o objetivo de diminuir a evasão, a desistência e a reprovação desses educandos, o projeto se foca em pesquisar e propor praticas pedagógicas inclusivas nas aulas de língua portuguesa.

O projeto está sendo realizado em atividades extracurriculares, com alunos do 5º ano do ensino fundamental de escola publica, fundamentado na Linguística Cognitivo-funcional (TOMASELLO, 2005) e no desenvolvimento de Interlíngua (DURÃO, 2007; TOLEDO, 2011). Partindo do pressuposto de que se pode melhorar o letramento através de exercícios que possibilitem a aquisição/aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade. Pesquisando e propondo metodologias específicas que possibilitem uma melhor aquisição/aprendizagem por parte desses alunos.

Com o desenvolvimento do projeto, pudemos observar quais praticas pedagógicas tiveram melhores e piores resultados no aprimoramento do letramento dos alunos, quais obtiveram melhores resultados no desenvolvimentismo da leitura, quais no desenvolvimento da escrita e quais tiveram melhores resultados na oralidade.

Desde o início do projeto até agora, observamos um desenvolvimento satisfatório dos alunos, uns com resultados mais expressivos que outros.

De forma geral o projeto trouxe resultados positivos para os alunos, pois, tiveram melhoras na oralidade, na escrita, na leitura e em suas relações sociais dentro da escola, bem como suas relações com o aprendizado. O projeto também teve resultados positivos para o aluno de licenciatura em letras, que ajudou a desenvolver o projeto, pois esse esteve em contato direto com as pesquisas, e as aplicações das páticas e metodologias desenvolvidas no projeto.

 


Palavras-chave


Letramento. Metodologia

Texto completo: PDF