Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
Fotografia como recurso didático no ensino de ecologia
Luis Henrique Martins da Silva, Eucilene Laborão Bispo, Marcia Regina Royer

Última alteração: 2015-11-17

Resumo


No ensino de Ciências, a Biologia é considerada pelos alunos como uma das disciplinas mais complexas do currículo, dado seu caráter abstrato que, muitas vezes, impede o pleno entendimento dos conteúdos. A grande dificuldade dos estudantes contribui significativamente para a falta de motivação em estudar Ciências e, naturalmente, para o baixo desempenho no aprendizado desta disciplina. Certamente, um dos maiores desafios enfrentados no ambiente escolar é como promover uma contextualização e interdisciplinaridade na prática pedagógica, principalmente no ensino de Ciências, do Ensino Fundamental. Considerando sua importância no atual contexto educacional, centralizou-se esta investigação no planejamento, implementação e avaliação da fotografia como ferramenta de intervenção pedagógica no ensino de ecologia, tendo como cenário, o Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo do município de Paranavaí – PR e, como sujeitos da pesquisa, os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental. Neste estudo discutiram-se os conceitos de ecologia realizando, paralelamente, aulas teóricas, observação e registro de imagens dos meios de estudo (urbano e preservado), pesquisa bibliográfica e discussões sobre o tema de estudo por intermédio de apresentações no projetor multimídia. Neste estudo, evidenciou-se que o desenvolvimento de uma hipótese curricular, aliada ao uso de fotografias possibilitou uma saída à expressão individual e à criatividade, que geralmente, não se revelam no trabalho diário de uma sala de aula. A percepção visual gerada pelas imagens fotográficas nas atividades de campo oportunizou aos alunos experimentar situações concretas de reconhecimento de conceitos ecológicos que muitas vezes em sala de aula não é possível. Com base nos resultados, a fotografia como ferramenta de ensino mostrou-se útil para explicar, exemplificar, provocar dúvidas e questionamentos acerca dos temas abordados em ecologia. Dessa forma, como estratégia metodológica permitiu que os alunos fossem os próprios sujeitos do processo de construção do conhecimento, trazendo, consequentemente, significado ao conteúdo escolar.

 


Palavras-chave


Fotografia; ensino; ecologia

Texto completo: PDF