Tamanho da fonte:
UM ESTUDO SOBRE A FONTE MANUSCRITA: O ACERVO DE CARTAS DO MAESTRO ANTONIO MELILLO
Última alteração: 2015-11-18
Resumo
O trabalho de pesquisa apresenta o resultado do estudo a respeito da correspondência entre o Maestro Antonio Melillo e o maestro italiano Ermenegildo Paccagnella, depositada na Biblioteca Octacílio de Souza Braga, UNESPAR/CAMPUS CURITIBA II/FAP. A documentação analisada faz parte do Acervo do Inventário da Faculdade de Artes do Paraná. O projeto teve seu início em 2012, coordenado pelas professoras: Dra. Zeloi Martins dos Santos e Dra. Rosemeire Odahara Graça com objetivo de inventariar os documentos administrativos, correspondências, fotos, partituras entre outros pertencentes às instituições das quais a Faculdade de Artes do Paraná teve sua origem. Outra fonte utilizada foram os jornais paranaenses: A República, O Estado, O Estado do Paraná, Correio do Paraná e Diário do Paraná; e os jornais paulistas: Correio de São Paulo e Correio Paulistano. Material disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Digital do Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada a separação, a leitura e a tradução do conteúdo das cartas que se encontram manuscrito em língua italiana para na sequencia pode dialogar com o conteúdo das cartas. Voltando a análise para o entendimento de como se desenvolveu a relação entre os dois músicos, que além de maestros atuavam como docentes. O trabalho também evidencia a atuação de Antonio Melillo nas instituições que originaram a Faculdade de Artes do Paraná. Dialogamos com autores como Sabina Loriga e Carlo Ginzburg que enfatizam a importância da construção da individualidade para melhor entendermos os movimentos culturais; Zeloi Martins dos Santos que ressalta a importância da micro-história para a construção da macro-história; além de Teresa Malatian que comenta sobre a relevância da utilização das cartas em comparação com outros documentos para a melhor observação dos seus conteúdos e implicações. O Maestro Antonio Melillo construiu sua trajetória nos espaços privado e público, tornou-se músico e um docente dedicado ao ensino da música. E participou da criação das instituições que foram responsáveis em formar inúmeros profissionais para atuarem na educação de musical nas décadas de 20 a 60 do século XX no Estado do Paraná.
Palavras-chave
Maestro Antonio Melillo; Correspondências - cartas; História da música
Texto completo:
PDF