Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO: QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES?
Karine Andrade da Silva, Fabiane Freire França

Última alteração: 2015-10-21

Resumo


RESUMO: Este artigo tem como objetivo investigar os conceitos e as representações que os/as docentes têm sobre questões de gênero e sexualidade, por meio da abordagem dos Estudos de Gênero. Por isso, problematizamos: qual/quais pesquisas e materiais os/as professores de Ensino Médio têm ou tiveram acesso sobre gênero e sexualidade? E sob quais pressupostos, concepções e paradigmas se ancoram esses materiais? Para atender aos objetivos da pesquisa e responder a questão norteadora nos baseamos nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais como referenciais teóricos da pesquisa. Nesse sentido elaboramos um questionário semi-estruturado aos/às docentes do Ensino médio de uma escola pública de Moreira Sales/ PR. Ao longo de nossa pesquisa foi possível analisar, por meio das respostas dos/as docentes, que não há um direcionamento ou formação específicos para lidar com questões de gênero e sexualidade na escola. Desse modo, os/as educadores não tem uma base teórica que sustente sua prática. Quando aparecem questões sobre sexualidade eles/as respondem com suas próprias opiniões, pensamentos e valores, ou em outras situações que consideram mais conflituosas, buscam maiores esclarecimentos com pessoas que entendem melhor sobre o assunto, uma vez que não se sentem preparados/as ou informados/as o suficiente para sanar as problemáticas de seus/as estudantes. Outro ponto nítido é que a escola ainda não é a principal fonte de conhecimento sobre sexualidade, os alunos/os continuam a buscar informações entre os/as seus/suas próprios/as amigos/as, isso demostra que a escola tem muito que avançar para dialogar com esse/a jovem acerca dessas temáticas.

Palavras-chave: Educação. Gênero e Sexualidade. Ensino Médio.

 


Palavras-chave


Educação; Gênero e Sexualidade; Ensino Médio.

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