Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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PERCEPÇÃO NA INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E PROCESSOS DE FRUIÇÃO E CRIAÇÃO EM DANÇA
ANDREA LUCIA SERIO BERTOLDI, ALINE FERREIRA RIL

Última alteração: 2015-10-20

Resumo


RESUMO: A prática da Dança durante a infância tem sido investigada principalmente  sob o ponto de vista dos seus benefícios para o desenvolvimento psicomotor da criança. Poucos estudos discutem suas possíveis relações com os processos de criação e fruição em Dança. Diante disso, o objetivo deste estudo foi investigar convergências teóricas entre abordagens conceituais de percepção do corpo na Dança e abordagens neurocientíficas sobre percepção humana, analisando  tais convergências sob o ponto de vista das possíveis  contribuições de práticas da Dança durante a infância para os processos de criação e fruição desta arte. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza metodológica qualitativa. Foi adotada como abordagem teórica neurocientífica a vertente cognitiva conexionista, na perspectiva de Antônio Damásio, para discutir o desenvolvimento da percepção humana durante a infância, relacionada a conceitos  de Educação Somática propostos por Thomas Hanna e teorias de movimento de  Rudolf Von Laban, historicamente aplicados à Dança. A aproximação entre teorias  neurocientíficas  e de Dança sobre percepção indica que a oportunidade do desenvolvimento de procedimentos de Dança que estimulem a percepção do corpo durante a infância pode facilitar o estabelecimento de redes neurocerebrais que promovem interações entre os padrões preferencias de conexão neural e a aprendizagem de novos modos de produção dessas redes, contribuindo para a ampliação dos processos perceptivos da pessoa em relação com o ambiente, o que potencializa o desenvolvimento dos processos de criação e/ou fruição em Dança ao longo da vida.


Palavras-chave


Dança, Neurociência, Infância

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