Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
Estudos dramatúrgicos do e no corpo e a influência da improvisação na em/na dança contemporânea.
Mariana Barreto Poltronieri, Rosemeri Rocha

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


Este projeto de pesquisa de cunho teórico-prático foi elaborado pela aluna Mariana Barreto Poltronieri graduanda no curso de licenciatura e bacharelado em dança, com a participação da pesquisadora professora e orientadora Dra Rosemeri Rocha. Escolheu como foco investigativo, o viés da dramaturgia corporal em dança contemporânea. Como objetivo pretendeu-se compreender e elaborar estratégias de composição em tempo real, através da improvisação, utilizando alguns recursos de diferentes linguagens artísticas, como a dança, o teatro (palhaço) e a performance. O referencial teórico está pautado e alimentado, inicialmente pelo estudo dos Mapas de Criação da (Tese de Doutorado da Dra Rosemeri Rocha), Klauss Vianna ( Artista da dança e pensador na área) e na Cia Nova dança 4 (Companhia que trabalha com mistura de linguagens e a improvisação). Através dessas referencias pretendeu-se construir mapas de criação para estimular e aumentar o potencial de percepção sob esses aspectos, ampliando o repertório de movimento e a capacidade de criação e interpretação da cena.Este projeto de pesquisa de cunho teórico-prático foi elaborado pela aluna Mariana Barreto Poltronieri graduanda no curso de licenciatura e bacharelado em dança, com a participação da pesquisadora professora e orientadora Dra Rosemeri Rocha. Escolheu como foco investigativo, o viés da dramaturgia corporal em dança contemporânea. Como objetivo pretendeu-se compreender e elaborar estratégias de composição em tempo real, através da improvisação, utilizando alguns recursos de diferentes linguagens artísticas, como a dança, o teatro (palhaço) e a performance. O referencial teórico está pautado e alimentado, inicialmente pelo estudo dos Mapas de Criação da (Tese de Doutorado da Dra Rosemeri Rocha), Klauss Vianna ( Artista da dança e pensador na área) e na Cia Nova dança 4 (Companhia que trabalha com mistura de linguagens e a improvisação). Através dessas referencias pretendeu-se construir mapas de criação para estimular e aumentar o potencial de percepção sob esses aspectos, ampliando o repertório de movimento e a capacidade de criação e interpretação da cena.

Palavras-chave


Dança Contemporânea; Improvisação; Dramaturgia Corporal

Texto completo: PDF