Última alteração: 2015-09-09
Resumo
RESUMO: A presente pesquisa visa apresentar um manual que foi realizado, com o objetivo de nortear professores de Matemática da Educação Básica para o uso de alguns materiais que compõem o Laboratório de Matemática, implantados em algumas escolas técnicas e profissionalizantes, disponibilizado pelo Programa Brasil Profissionalizado. Para a realização dos estudos teóricos da pesquisa sobre o material didático (MD) e sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), nos apoiamos em estudos de Lorenzato (2012). Os materiais utilizados para a análise foram concedidos pelo Colégio Estadual de Campo Mourão-PR e estudados minuciosamente, de modo a explorar as potencialidades e as limitações; e, também, com o objetivo de indicar aos professores o melhor modo de utilizá-los. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: máquinas fotográficas, livros didáticos, computadores, softwares matemáticos e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica Matemática, da Secretaria de estado da Educação do Paraná. Os materiais pesquisados foram: Relações Métricas no Triângulo Retângulo, Conjunto de Produtos Notáveis e Teorema de Pitágoras. Como esses materiais não estão contemplados em todas as escolas da rede estadual de ensino, assim como o Laboratório de Matemática, então, um dos tópicos apresentados nesse manual foi a inclusão do item “como confeccionar”. Com isso, além de auxiliar os professores em como utilizá-los em escolas que contém o Laboratório de Matemática, também poderá dar suporte para aqueles professores que não possuem o Laboratório, mas querem utilizá-los em suas aulas. Esse manual será aplicado, primeiramente, por meio de um minicurso para alunos e professores da UNESPAR Campus de Campo Mourão no VI ENIEDUC – Encontro Interdisciplinar de Educação.