Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
ANALISE QUANTITATIVA DAS VITAMINAS DO COMPLEXO B PRESENTE EM FRUTAS DE GRANDE CONSUMO NO BRASIL (AMEIXA, BANANA, MAÇÃ E MANGA)
Cristina Soares da Silva, Shalimar Galegari Zanatta

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, atrás apenas da China e da Índia. Sua enorme extensão de terras férteis, o clima e a disponibilidade de água favorecem a produção de uvas, melões, mangas, maçãs e bananas. Uma boa parte é consumida internamente e outra, exportada em forma processada ou de frutas frescas. Mas, por incrível que pareça, a grande maioria das frutas consumidas por nós consiste de itens exóticos, ou seja, que não têm origem nos biomas brasileiros. O objetivo do presente trabalho é analisar e quantificar a presença da vitamina do complexo B, através da técnica de espectrofotometria Vis/UV nas seguintes frutas (maçã, manga, banana e ameixa). O procedimento das analises foi repetido três vezes com as mesmas espécies de frutas, adquiridas em diferentes locais da cidade.  As frutas escolhidas in Natura foram separadas em porções de 1g, medidas com o auxílio de uma balança de precisão. Em um almofariz adicionamos 6mL de água destilada e com auxilio do pistilo foi feito a maceração de cada uma das frutas até formar um suco.  Esse suco passou por processo de banho-maria por 30 minutos, na sequência foi submetido a refrigeração até atingir a temperatura ambiente. Neste momento foi filtrado e condicionado nas cubetas de quartzo do espectrofotômetro para a realização das medidas. De acordo com os dados fornecidos pelo espectrofotômetro, foi possível analisar os valores da absorção, constatando-se que a vitamina B1, B2 e B5 estão presentes em maior quantidade nas 3 amostras analisadas.  No entanto, é possível observar a presença, em menor quantidade, das vitaminas B3 e B6.  Estes resultados preliminares mostram que esta técnica pode ser utilizada para avaliar a quantidade das vitaminas do complexo B em frutas consumidas no Brasil, correlacionando com o tempo de armazenamento. Como perspectivas futuras, novas análises devem ser conduzidas.

Palavras-chave


Absorbância. Espectrofotometria Vis/UV. Vitamina B

Texto completo: PDF