Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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COMÉRCIO DE FLORES NATIVAS NO LITORAL DO PARANÁ: O CASO DOS PRODUTOS SUBSTITUTOS
Pamela Natali Ferreira, Adilson Anacleto

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


Pamela Natali Ferreira de Jesus (PIC, Fundação Araucária)

Unespar/Campus Paranaguá, pamynatalie@hotmail.com

Adilson Anacleto (Orientador),

Unespar/Campus Paranaguá, adilson.anacleto@unespar.edu.br

 

 

RESUMO: O litoral do Paraná é tradicional região produtora de flores, porém o comércio destas espécies no litoral do Paraná não está ainda consolidado. Entre os fatores responsáveis pelas dificuldades comerciais destacam-se a ação dos “produtos substitutos as flores”. Um produto é classificado como substituto a outro, quando o consumidor encontra a primeira barreira a compra do produto objeto do desejo e busca substituir por outro mais facilmente encontrado. O conhecimento detalhado do que deseja o consumidor de flores pode orientar a produção no campo, melhorando a eficiência e a competitividade dos produtores do litoral do Paraná, que em contexto geral estão localizados em comunidades sociais vulneráveis. Assim neste contexto, apresenta-se resultado de estudo que objetivou identificar qual era o perfil do consumidor de flores nativas no litoral do Paraná, e quais eram os principais produtos substitutos as flores. Foi efetuada pesquisa exploratória descritiva a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas entre janeiro a junho de 2015, direcionada a 150 pessoas que habitualmente compravam flores.  Os resultados do estudo revelaram que a idade média do consumidor era de 38,7 anos com média de 3,94 (± 5,03) compras ao ano-1. As mulheres apresentavam maior consumo (n=58%). As flores preferenciais eram as rosas, orquídeas e violetas. As compras de flores tinham maior objetivo a decoração do interior de residência, e presentear em aniversários, dia das mães, dia dos namorados e dia da mulher. Observou-se pelo teste de Kruskal-Wallis diferenças estatísticas significativas, sendo que a medida que o consumidor avança na escolaridade se eleva o número de aquisição de flores por ano para uso (p = 0,032) e  para presentear (p = 0,025), sendo que a renda também é fator determinante na frequência de compra de flores tanto para uso (p = 0,080) quanto  para presentear (p = 0,005). Os principais produtos substitutos as flores eram os perfumes, roupas, chocolate e livros. Conclui-se que a produção de flores no litoral do Paraná necessita de reorganização das espécies produzidas, dado que somente as orquídeas nativas estavam entre as dez espécies de flores mais desejadas pelos consumidores, e este fator pode estar dificultando a inserção das flores nativas produzidas no litoral paranaense no comércio regional.


Palavras-chave


Perfil do consumidor. Floricultura. Plantas ornamentais.

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