Última alteração: 2015-11-18
Resumo
As políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) nas escolas regulares para atender alunos público-alvo da educação especial e disponibilizam diversos recursos tecnológicos denominados Tecnologia Assistiva (TA). Para atuar nesse espaço educacional o professor deve ter formação específica, nesse sentido surgem os questionamentos: 1) Quais recursos de Tecnologia Assistiva estão presentes nas SRM? Os professores que atuam nas SRM sabem manusear esses recursos? Diante dessas questões esse trabalho teve como objetivo identificar os recursos de TA presente nas SRM das escolas da rede municipal de Educação do município de Apucarana – PR, assim como identificar o conhecimento prático dos recursos nos atendimentos educacionais especializados. Para realização do estudo, utilizou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa. Para coleta de dados aplicou-se um questionário composto por 40 imagens e nomes de recursos tecnológicos, com opções para resposta Sim ou Não correspondente aos indicadores: disponível, não disponível, sabe utilizar e não sabe utilizar. Participaram da pesquisa 11 professoras que atuavam no atendimento dos alunos público-alvo da educação especial em SRM. Os dados revelaram que, dos recursos indicados como disponível, somente 3 estão presentes em todas as salas, são eles: bandinha rítmica, microcomputador e tapete quebra-cabeça. No item não disponível, destacam-se: acionador de pressão, bengala dobrável, calculadora sonora, globo terrestre adaptado, soroban, impressora Braille. No que se refere ao item saber manusear, 11 recursos são conhecidos por todas as professoras, entre eles: material dourado, notebook, quadro melanínico, quebra-cabeça sobrepostos, sacolão criativo. Como não saber manusear 13 recursos foram apontados, são alguns deles: lupa eletrônica, software de comunicação alternativa, software para produção de desenhos gráficos e táteis. Os resultados evidenciaram que nem todos os recursos propostos pelo programa de instalação das SRM estão disponíveis, como também, muitos recursos, especialmente os softwares e recursos para deficiência visual são desconhecidos pelas professoras. Pode-se inferir que o não saber manusear está atrelado à falta de formação dos professores para o uso dos recursos de TA.