Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
VAMOS FOTOGRAFAR? FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eucilene Laborão Bispo, Marcia Regina Royer

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


RESUMO: Hoje não se ensina mais como antigamente: professor falando e aluno anotando. É preciso rever as formas de ensinar e aprender, para que sejamos capazes de atender às demandas da sociedade do conhecimento. Para contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, a utilização de fotografias como prática de ensino se faz presente por ser facilitadora do aprendizado e da compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida, possibilitando uma estreita relação dos conteúdos aprendidos com a vida cotidiana, tornando os alunos mais competentes na elaboração de respostas e participantes críticos na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi analisar como a fotografia instrumentaliza a educação ambiental e pode contribuir para o aprendizado de alunos do Ensino Fundamental e Médio em Itaúna do Sul, PR. O grupo de estudantes que participaram da pesquisa foi composto inicialmente de 39 alunos e terminou com 10. Inicialmente foi investigado o conhecimento prévio dos alunos através da aplicação de questionário contendo cinco questões. Os alunos fotografaram 10 ambientes que retratavam a realidade da cidade, destas foram escolhidas seis imagens, as quais foram discutidas em aula. Destacou-se fotografias como poluição, reciclagem, produtos verdes, entre outras. Registrou-se na avaliação prévia ao desenvolvimento dos trabalhos da pesquisa, que 23,6% dos alunos não acertaram as questões referentes a educação ambiental. Os demais, acertaram em média, 25% das questões. Após o desenvolvimento do projeto em que ocorreu discussões sobre as fotografias as quais registraram a realidade dos alunos, ocorreu novamente a aplicação do mesmo questionário, porém o resultado foi completamente diferente. Apenas 1% dos alunos demonstram não ter conhecimento sobre o tema em questão, porém, os demais tiveram em média, 80% de acerto, ou seja, conhecimento sobre educação ambiental. Resultados que comprovam a eficácia da fotografia na aprendizagem dos alunos, não só na parte da Educação Ambiental como foram apresentadas neste projeto, mas pode ser aplicada em outras áreas da Educação. Então conclui-se que os alunos participando ativamente, na escolha das imagens junto com o professor e demais colegas, há um interesse maior e desperta a curiosidade dos mesmos para o conteúdo, assim os alunos obtém maior conhecimento, pois aprendem se divertindo além de sentir-se integrados ao meio.


Palavras-chave


Meio Ambiente. Fotografia. Recurso Didático.

Texto completo: PDF