Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
O USO DE PORTFÓLIOS COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mariane de Freitas, Kelen dos Santos Junges

Última alteração: 2015-08-22

Resumo


A formação docente pode e precisa perpassar, para além da academia, a reflexão sobre a própria formação universitária. Assim, justifica-se a necessidade de se pensar a formação docente inicial de licenciandos, a fim de entender e articular ao que se refere como mister ao novo perfil dos educadores para a educação básica. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do portfólio como estratégia formativa de licenciandos do curso de Pedagogia da Unespar/Campus de União da Vitória. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico e de campo, numa perspectiva qualitativa. O referencial teórico abordou o uso do portfólio enquanto recurso de aprendizagem docente. A pesquisa de campo contou com um questionário contemplado por questões abertas e fechadas, o qual foi respondido por 10 acadêmicos do curso de Pedagogia da Unespar/Campus de União da Vitória, bolsistas do subprojeto denominado “Projeto Mão Amiga”- Capes/PIBID. Foram selecionados como sujeitos apenas acadêmicos bolsistas atuantes há mais de um ano neste subprojeto. Pôde-se inferir por meio desse estudo, que os conhecimentos adquiridos na construção de portfólios contribuiu de forma significativa para a constituição dos futuros educadores pesquisados. Os respondentes da pesquisa afirmaram que o portfólio é um importante recurso nas mãos dos professores, uma metodologia que propicia planejar, executar e avaliar o processo de ensino e, ainda, olhar de forma crítica e reflexiva para os sujeitos que nele estão envolvidos, de forma a observar dificuldades e/ou potencialidades. No âmbito deste estudo, o PIBID nos cursos de licenciatura, representa uma oportunidade de vivência e aprendizado diretamente no “chão da escola”, potencializando o processo formativo inicial.

Palavras-chave


Formação inicial docente. PIBID. Portfólio.

Texto completo: PDF