Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
O PIBID E A DOCÊNCIA: AS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS PELOS EGRESSOS DO SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tania Corosque, Kelen dos Santos Junges

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


O presente artigo versa sobre a formação de professores e a prática docente na Educação Básica. Tem como objetivo analisar a contribuição da participação no Projeto Mão Amiga – Capes/PIBID para professores, bolsistas egressos do subprojeto do Curso de Pedagogia, em sua prática docente na educação básica. O referido Projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ofertado pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Estado do Paraná, campus de União da Vitória/PR. Nesse tocante, no presente estudo evidencia-se a maneira como o supracitado projeto auxilia no processo de formação docente, e consequentemente, na prática docente na Educação Básica dos professores pesquisados. Devido à natureza dos dados, a metodologia adotada é qualitativa de cunho bibliográfico com apoio de pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica comporta estudo da literatura pertinente. A pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A população da pesquisa constitui-se por 11 acadêmicos bolsistas egressos do Projeto Mão Amiga - Capes/PIBID, que ora atuam como docentes na educação básica. Destacam-se como aspectos contributivos apresentados pelos professores pesquisados como participantes do Projeto a experiência com o manejo de sala de aula; a articulação entre a teoria e a prática; o trabalho em equipe; aprender a fazer um planejamento; a aprendizagem de metodologias diferenciadas como a ludicidade. Considera-se que o referido Projeto representa um elo entre o processo de formação inicial e a profissão docente.


Texto completo: PDF