Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A Metodologia WebQuest como Recurso no Ensino de História
Camila Onofre, Fábio André Hahn

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


O presente trabalho tem como proposta apresentar os resultados oriundos da pesquisa de Iniciação Científica que aborda a metodologia WebQuest como possibilidade para o ensino de História. A metodologia WebQuest consiste na elaboração de estudos de caso, em que as informações utilizadas pelos alunos são, em sua totalidade ou parcialidade, provenientes da Internet. O foco da pesquisa foram os alunos em idade série (dezessete anos) do Ensino Médio de cinco escolas públicas das seguintes cidades: Barbosa Ferraz; Campina da Lagoa; Moreira Sales; Iretama e Terra Boa, que juntamente com outros vinte municípios compõe a Mesorregião Centro-Ocidental do Paraná. Para a verificação da viabilidade do uso desta tecnologia voltada para o ensino de História, foi aplicado um questionário com os alunos por meio do Survey Monkey, os dados obtidos através da plataforma foram imprescindíveis para analisar o perfil dos alunos e a viabilidade da aplicação da WebQuest nas salas de aula. Mesmo com a mudança no cronograma de aplicação dos questionários devido ao período de paralização da rede de ensino estadual, foi possível constatar a recorrente utilização da internet pelos estudantes como fonte de informações. É possível dizer, através destes resultados iniciais, que há uma boa aceitação e uma recorrente utilização de recursos tecnológicos pelos alunos, o que firmou a possibilidade de utilização de novos recursos no ensino e aprendizagem de História, propiciando à escola avanços e dinamização no sistema de formação dos estudantes. Assim sendo, o objetivo, neste momento inicial, é elucidar a importância das metodologias alternativas para tornar a dinâmica de ensino e aprendizagem de História mais humanas e eficazes.


Palavras-chave


Metodologia WebQuest; Ensino de História; Tecnologia educacional.

Texto completo: PDF