Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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Os ambientes virtuais e a formação de leitores.
Mayara Cardoso da Silva Lima, Rosimeiri Darc Cardoso

Última alteração: 2015-09-29

Resumo


As novas gerações encontram, nos meios digitais, um mundo novo que os atrai; identificam-se com a rapidez, a fluidez e a possibilidade de ir além do que pode ser visto a cada mudança de tela. Formar leitores nesta sociedade exige um estudo sobre as relações que são estabelecidas entre leitores e o meio pelo qual o leitor chega ao texto literário. Considerando este cenário, o presente estudo teve por objetivo investigar os ambientes virtuais que apresentam conteúdo literário procurando verificar como tais ambientes cooperam para a formação de leitores. A pesquisa insere-se na linha de pesquisa a literatura e a formação do leitor, tomando por fundamento teórico metodológico a sociologia da leitura, cujas premissas repousam no estudo do público e sua influência na produção e circulação das obras literárias. Para tanto, foram selecionados alguns blogs para análise. Foram investigados os títulos veiculados, a linguagem utilizada nas resenhas e os comentários feitos pelos visitantes, buscando verificar em que medida tais ambientes são mediadores na formação de leitores, considerando a facilidade de acesso e a familiaridade do público juvenil. Concluiu-se que os ambientes virtuais são mediadores e contribuem para a formação de leitores, uma vez que despertam a curiosidade para a leitura e também o interesse em expor sua visão sobre a obra lida.


Palavras-chave


Literatura; ambientes virtuais; leitores.

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